
PULGAS

Ordem – Siphonaptera
Família – Pulicidae
Pulex irritas, Ctenocephalides( C. canis e C. felisfelis ).
Xenopsyllacheopis – Pulga rato urbano.
As pulgas são insetos que se desenvolvem por metamorfose completa do ovo, larva, pupa e inseto adulto. A fêmea precisa ingerir sangue para conseguir as proteínas necessárias para o amadurecimento dos ovos. Depois começa a postura dos ovos sobre o hospedeiro. Com o movimento os ovos caem por todos os ambientes do local em que o hospedeiro transita e repousa. Os ovos da pulga vão incubar e dentro de poucos dias rompem-se, liberando a larva da pulga. Após uma ou duas semanas, as larvas procuram um lugar onde haja cisco ou poeira para tecer um casulo em torno de si, formando a pupa. O casulo só vai se abrir quando ocorrerem certas condições favoráveis ausência de elementos agressivos e acontecerem determinados estímulos como vibrações do ar ou do solo. Uma vez que a pulga tenha encontrado seu hospedeiro (cão ou gato), ela procura permanecer o maior tempo possível nesse animal.
Assim que sai do ovo, a larva da pulga deve encontrar alimento para poder desenvolver-se. Este alimento normalmente é composto de fezes de pulgas adultas, que contem sangue semi digerido. Dentro do casulo a pupa pode viver quase um ano, protegida pela casca; mas uma vez fora do casulo, ela precisa encontrar um hospedeiro imediatamente para poder se alimentar. Estudos demonstram que, para cada 5 pulgas no animal, existem 95 formas jovens desenvolvendo-se no ambiente.
Tratamento
O tratamento deve ser feito no animal, simultaneamente, no ambiente para se evitar mútua infestação.
Pulverização em todo o ambiente, principalmente, nos locais de transito e repousodo animal recebe pulverização, visando as frestas do piso, com inseticida de ação instantânea para eliminação dos adultos e larvas. A seguir é feita a aspiração com equipamento específico para a remoção dos ovos e pupas, seguida de nova pulverização com inseticida de ação residual.