
FORMIGAS

As maiores responsáveis por infecções hospitalares são as formigas. Se na sua casa houver a presença diária, ou quase diária, de formigas, é porque ali existe uma grande infestação. Não é normal, nem bom, ver formigas transitando pelas paredes ou no chão da casa sempre. Isso significa presença de colônias que podem ter dezenas de milhares de indivíduos.
FORMIGAS DOCEIRAS OU (FANTASMA)
Dentre as várias espécies encontradas no ambiente urbano, destacam-se as do gênero Monomorium spp e a espécie Tapinoma melanocephalum (“formiga fantasma”). São insetos pequenos, variando em torno de 1,3 a 1,5 mm de comprimento. Colorações variadas do castanho avermelhado ao amarelo claro. São insetos onívoros que alimentam-se de substratos açucarados, insetos mortos e alimentos protéicos.
FORMIGA CARPINTEIRA – CAMPONOTUS SPP
Importância: Podem ocasionar danos mecânicos e curto-circuitos em equipamentos eletrônicos. Podem veicular bactérias e fungos patogênicos ao homem, quando presentes em hospitais e áreas de alimentação, causando incômodo por infestarem alimentos. Infestam madeiramentos internos e árvores. A maioria das espécies são agressivas quando molestadas, mordendo e expelindo ácido fórmico ativamente.